Porque a automação existe...

... a engenharia apoia o bilhar!

Módulo de Pagamento iM150

Em Abril lançamos o novo módulo que vem revolucionar a exploração do bilhar.



Mais informação na página de produtos.

Shotclock

Foi lançado em Janeiro o novo Shotclock ideal para competições.


Mais informações na página de produtos.

Legislação portuguesa para contadores de tempo de bilhar

 

Decreto-Lei nº 291/90
Portaria 962/90
Portaria 978/2009


Módulo de Pagamento iM150

Dedicado aos exploradores de bilhar, foi especificamente desenvolvido o módulo de pagamento para interligar ao contador de tempo de bilhar CT150.

Este módulo é um complemento ao contador de bilhar, servindo como cofre de armazenamento das moedas relativas ao jogo de bilhar. O objectivo deste módulo consiste em aproximar a cobrança do bilhar à cobrança de uma máquina recreativa, em que o explorador apenas terá que recolher as moedas do seu cofre.

 

Após o cliente fechar a gaveta do contador de bilhar, o módulo irá bloquear a abertura da gaveta do contador até que seja inserido o valor do jogo anterior. Caso sejam inseridas moedas a mais, irá ficar um crédito no módulo que irá ser descontado automaticamente no jogo seguinte.

Esta interface foi também desenvolvida para controlar remotamente a circulação das bolas em determinados modelos de mesas de bilhar que possuem um sistema de calhas.

Existe também a possibilidade de equipar o módulo com um conjunto de bateria e carregador internos para manter o funcionamento em caso de falha de corrente.

No caso de encomenda de três ou mais unidades, o autocolante frontal será personalizado com a designação da empresa exploradora, assim como o seu logotipo.

 

 

Shotclock

Dedicado às competições de bilhar e bilhar livre, foi desenvolvido um shotclock que respondesse às necessidades das competições actuais.

Com ligação a 230V e operado por um comando remoto, o shotclock é um termporizador de tacadas que permite controlar 5 minutos de aquecimento por jogador assim como os tempos de tacada préviamente programados (entre 35 e 60 segundos).

Para além das funcionalidades básicas, este shotclock emite alertas sonoros nos segundos finais de cada contagem, aceita tempo extra e permite efectuar pausas durante a contagem.

Funcionamento do comando remoto:

  • 1ª Tecla: Start / Stop
  • 2ª Tecla: Resume / Pause
  • 3ª Tecla: Tempo extra / Programação do tempo de tacada (no arranque do shotclock)
  • 4ª Tecla: Tempo de aquecimento (5min) - Start / Stop

 

 

Contador de Tempo de Bilhar CT150

Download do Manual de Instruções

 

De forma a dar resposta às novas necessidades impostas por uma gestão informatizada dos salões de jogos, impunha-se a criação de um equipamento que disponibilizasse um leque alargado de ferramentas de gestão.
Dando continuidade à família de contadores desenvolvidos e fabricados pela CONTELEC desde 1994, o contador CT150 nasce, mantendo todas as funcionalidades já contempladas em modelos anteriores, assim como a sua fiabilidade, e inova com um novo conjunto de ferramentas tais como a possibilidade de interligação a uma rede de equipamentos, existência de várias tarifas diárias, registo dos montantes facturados diariamente, entre outros.

Desta forma, o contador de tempo de bilhar CT150 é visto no mercado como um equipamento que faz parte de um novo conceito de salões de jogos orientados para uma politica de gestão e controlo mais moderno e eficiente. Mantendo um design clássico e elegante, o CT150 é agora apresentado em várias cores adoptando-se à estética do ambiente local.

 

 

Caracteristicas genéricas:

  • Funcionamento electrónico, comandado por microcontrolador
  • Mostrador de cinco dígitos, indicador do "Preço Hora" e do "Total a Pagar"
  • Palavra passe de acesso à programação de tarifas e calendário
  • Contagem e possibilidade de visualização em caso de falha de corrente
  • Alarme, em caso de fecho de gaveta, sem todas as bolas
  • Multi-tarifa
  • Relógio de tempo real interno
  • Registo e visualização de Total acumulado
  • Monitorização em tempo real (software Contelec Live)
  • Recolha de informação periódica através de uma memória externa (i-Button)
  • Possibilidade de efectuar reset à memória
  • Software específico de configuração e manutenção
  • Recolha das 16 bolas
  • Comunicação via RS485
  • Alimentação de 230V/AC@50Hz
  • Dimensões : 430 x 115 x 270 (medida em milimetros)

 

Funcionamento Autónomo:

 

O funcionamento em modo isolado é dedicado a casas que tenham apenas um contador de tempo de bilhar e a exploradores. O funcionamento autónomo limita o contador de tempo na perspectiva em que não é possível efectuar fechos de caixa, controlar as luzes do bilhar nem efectuar consultas detalhadas.
O modo de recolha de informação quando em funcionamento autónomo é através de uma memória externa denominada "Ibutton". Esta memória pode estar configurada em dois modos: Limpeza e Recolha.
Caso o Ibutton esteja configurado para limpeza, sempre que encostar a memória ao leitor do contador de tempo, este irá fazer um reset à memória. Caso o Ibutton esteja configurado para Recolha, este irá transferir informação para a memória externa, informação esta que contém o total facturado por dia e o total facturado por período horário, assim como fazer um reset à memória. Para poder consultar essa informação, terá que descarregar os dados para o computador através da interface de comunicações e instalar a aplicação "Contelec Remote" no seu computador.

 

Funcionamento em Rede:

 

Possibilidades:

O modo de rede é dedicado a quem pretende gerir todo o sistema através do computador, valorizando o conforto e a qualidade. Neste modo, é possível controlar as luzes das mesas de bilhar, manual ou automaticamente quando o contador de tempo de bilhar inicia e termina a contagem. Este modo permite a monitorização em tempo real, apresentando a facturação desde o último fecho de caixa, permite também efectuar consultas, permitindo efectuar um estudo fácil, rápido e preciso sobre o horário com menor afluência, podendo ajustar o preço por hora de modo a maximizar o lucro.
Visto que nem sempre os contadores de tempo de bilhar não se encontram próximo das respectivas mesas, foi desenvolvida a aplicação "Contelec Live TV", que permite interligar uma televisão ao sistema, mostrando os totais a pagar em casa mesa, assim como ir apresentando imagens, videos ou canais de televisão em metade do ecrân.

 

Ligações:

Através de um cabo de dois condutores, é possível interligar todos os contadores de tempo de bilhar, assim como todas as interfaces de luzes das mesas de bilhar à interface de comunicações. Para interligar a interface de comunicações ao computador, é utilizado ou um cabo RS232 ou USB.
A ligação entre o computador e a TV depende da placa gráfica do computador e da televisão, podendo ser através de um cabo VGA, HDMI ou DVI.

 

Interface de comunicações

A interface de comunicações é o dispositivo necessário para comunicar com o computador. Caso o sistema esteja ligado em rede, a comunicação é efectuada por um cabo de dois fios que interligará a todos os dispositivos (contadores de tempo de bilhar e interfaces de luzes); caso o contador de tempo de bilhar esteja isolado, basta descarregar a informação contida no i-Button através do leitor presente na interface de comunicações.

 

>>> Download Driver USB <<<

 

Interface de luzes

 

O interface de luzes é responsável pelo controlo das luzes da mesa de bilhar. É utilizado quando o sistema se encontra em modo de rede e é controlado pelo software "Contelec Live". Cada interface controla um candeeiro de bilhar.

 

 

 

Ibutton

Esta memória externa, denominada i-Button, é utilizada para apagar os valores da memória dos contadores de tempo de bilhar CT150 ou ainda para transferir informação dos respectivos contadores para o computador, através do software "Contelec Remote".